Egoísmo: existe um equilíbrio?

O egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo. ~ Dalai Lama

Já postei outra vez sobre o egoísmo mas alguns acontecimentos durante a semana me chamaram mais uma vez a atenção sobre essa característica que muitos carregam consigo e que tem orgulho de serem assim.

A Wikipédia nos traz o conceito de egoísmo:

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele. Uma pessoa egoísta – e todos são em maior ou menor medida – sofrem porque as outras pessoas não correspondem à sua expectativa.

O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.

Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses.

A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender.

Temos que pensar mais em nós mesmos de vez em quando? Sim, com certeza. É preciso buscar um equilíbrio. Aliás, tudo na vida precisa ser equilibrado. Tudo que é muito ou pouco é ruim.

O problema é que muitas pessoas aproveitam esse conceito de “amar a si próprio” que acabam esquecendo dos demais. Justificam-se que são “mais espertos” que os outros. “Azarados são aqueles que não aproveitaram essa oportunidade”. Mas veja só: é certo pisar sobre os outros para efetivar as conquistas pessoas? Com certeza não.

Pare, olhe, perceba. Talvez eu possa me beneficiar de algo (eu estou em primeiro lugar!!), mas… Será que outra pessoa pode estar precisando mais do que eu?

Reflita. Esse é o melhor caminho para você encontrar o equilíbrio.

Deixe uma Resposta

