Pais e filhos

Para compreender os pais é preciso ter filhos. ~ Sofocleto

Ainda não sou mãe, portanto não tenho o ‘sentimento maternal’ desenvolvido. Mas é notório que algumas mães protegem tanto seus filhos que dariam sua própria vida a favor deles. Eu entendo que seu filho é parte de você, que segundo nossos instintos devemos protege-los mesmo que isso custe alto. Será mesmo?

Em uma outra análise devemos nos lembrar que os pais devem preparar (e preparar-se também) seus filhos para a vida, não para si próprios. Esse é um assunto muito delicado pois envolve sentimentos, estruturas familiares etc., mas não podemos deixa-lo de lado.

Quando alguém aceita ‘viver a vida pelo outro’, isto é, deseja que o sofrimento (natural da vida) alheio fosse transferido para si, creio que está cometendo um erro.

Veja os comentários do psicólogo mineiro Leônio Tomaz:

As mães super protetoras geram filhos inseguros e instáveis, porque está sempre protegendo de tudo e ao mesmo tempo, nunca está errado. Só que num certo ponto, a mãe protege tanto o filho que ele não aprende a se proteger.

Minha sugestão é que essa mulher confie e direcione esse amor. E que traga segurança ao lar que vive e não tenha medo de dizer não, porque ao contrário do que muitos pensam, o ‘não’ traz segurança.

Fonte: Folha de Guanhães; por Samira Cunha

Assim, Leônio Tomaz informa as mães que essa culpa não é necessária e que é possível amar e corrigir.

Entendo que educar, amar e corrigir são tarefas extremamente difíceis e que apenas uma mãe ou um pai podem realiza-la seguramente, afinal, faz parte do seu papel.

Saber qual a maneira mais adequada de lidar com os filhos pode ser encontrada em manuais, livros, sites etc., mas apenas vivendo a situação será possível saber qual a melhor forma.

Sei que posso passar por uma situação similar, mas espero ter o mesmo pensamento de agora: criamos e preparamos nossos filhos para viver a vida, que é tão bela. Devemos estar sempre ao lado deles, mas não podemos querer viver a vida por eles. Momentos difíceis fazem parte da vida e nos ensinam muitas coisas, assim, também ensinarão nosso filhos. Todos nós somos responsáveis por nossos atos. Quando nossos filhos chegam à fase adulta, está na hora de “soltarmos mais um pouco as mãos” e deixa-lo viver. Deixe-o tranquilo, pois sempre que ele precisar, poderá pedir um conselho ou uma ajuda sua, mas não que viva a vida por ele.

Algumas frases interessantes sobre pais e filhos:

A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final. ~ Luís Fernando Veríssimo

(Deus)… nunca perturba a alegria dos seus filhos se não for para lhes preparar uma mais certa e maior. ~ Alessandro Manzoni

Pais e filhos não foram feitos para ser amigos. Foram feitos para ser pais e filhos. ~ Millôr Fernandes

Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar. ~ Bertrand Russell

Nossos filhos não são nossos. Eles são filhos da vida ansiando pela vida. ~ Friedrich Nietzsche

Espero que tenham gostado dessa reflexão e deixem comentários se possível com sua opinião.

Anúncios

2 thoughts on “Pais e filhos

  1. Leonardo Montenegro diz:

    Todo ser humano tem inúmeros defeitos. Como pais estes defeitos interferem nas atitudes e ações, nos rumos que seguem na educação dos filhos. Mas com todos os defeitos eles são sempre os melhores pais que podem ser.
    Apesar de imperfeitos, alguns de nós conseguem-se destacar e chegar o mais perto da perfeição que um ser humano pode chegar, estes seres são as MÃES. Mesmo aquelas que ainda não tem filhos.
    Se você for tão coerente para criar seus filhos como é para escrever e expressar seus pensamentos, você será uma mãe excelente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s