Não há quem precise mais de férias…

…do que quem acabou de retornar delas.

Pois é, minhas férias chegaram ao fim. Ou então posso ver por outro lado, minhas atividades diárias (vulgo rotina) estão recomeçando.

Em um balanço geral, posso dizer que esses 30 dias que passaram foram acima da minha expectativa, ou seja, maravilhosos!!!

Viajei, curti, conheci novos lugares, amei, dormi (e como), comi muito (devo ter engordado uns 2kg…), reforcei algumas amizades,dancei, ouvi muuuuita música, naveguei muito na internet, dormi até tarde (haha), enfim, fui muito feliz.

Mas… Bate aquela ansiedade de retornar a rotina de sempre. Acabamos sofrendo uma espécie de “choque de realidade”. Tememos como será daqui para a frente, o que é muito natural. Saímos de uma zona de conforto para a linha de combate do dia a dia. O blog “Stressbreak” traz um artigo super bacana com dicas sobre as férias e seu retorno. Enjoy it:

As férias de verão são as mais esperadas do ano. No entanto, muitos se frustram ao voltar ao trabalho.

Para muitos, o retorno pode ser doloroso. Segundo pesquisas de Robert Half um em cada três executivos norte-americanos dizem que as férias foram agradáveis, mas no entanto, temem o trabalho que os esperam.

Aqui no Brasil não é muito diferente, segundo pesquisa do ISMA-Brasil, que foi feita com o envolvimento de 540 profissionais de inúmeras áreas de atuação, 23 % dos brasileiros sofrem de depressão pós-férias.

Os sintomas vão desde dores musculares e de cabeça até cansaço, ansiedade e angústia, este último encontrado em 89 % dos casos.

No entanto, cuidado com as armadilhas: por mais receio que você tenha sobre como vai encontrar a situação no seu trabalho, nunca deixe de tirar férias. Tirar férias periodicamente é a única maneira de você controlar seu estresse e afastar-se do burn out.

Fica aqui algumas dicas para evitar o temor de voltar de férias:

1. Planeje para frente. Planeje muito antes de iniciar as férias os trabalhos, as delegações, a quem pedir ajuda, as pendências e quem e como irão atuar na sua ausência. Faça a lista de pendências e discuta com seu chefe e subordinados sobre o andamento das coisas na sua ausência.

2. Avise seus parceiros, clientes e fornecedores sobre suas férias Você vai se sentir aliviado deixando seus contatos avisados e direcionando com quem falar na sua ausência.

3. Administre seus emails.Deixe alguém encarregado de administrar seus emails, inclusive deletando spams e mensagens desnecessárias. Você se sentirá melhor quando voltar.

4. Não volte diretamente ao trabalho.Evite chegar de uma viagem no dia anterior ao início do seu trabalho. O choque é grande, principalmente se tirar um período mais longo de férias ou fizer uma viagem ao exterior. Fuso horário, alimentação, jetlag tiram você do eixo. Tire um dia para se readaptar.

5. Pegue leve e planeje sua semana de retorno. Dê especial atenção ao planejamento da sua semana de retorno administrando seu tempo de maneira mais rígida para ir tomando pé da situação. Não caia de cabeça. Isto pode doer!

Estatísticas
•93% das vítimas de depressão pós-férias se sentem insatisfeitas profissionalmente; 86% não têm perspectiva de promoção ou crescimento; 71% consideram o ambiente onde trabalham hostil ou pouco confiável e 49% convivem com conflitos no dia a dia profissional.
•Dentre os sintomas apresentados por quem sofre da depressão pós-férias, 87% se queixam de dores musculares e de cabeça, 83% de cansaço e ansiedade e 89% de angústia. No total, 23% dos brasileiros sofrem com o problema.
Fonte: Isma-BR

Faça seu “Stressbreak”: Tire férias regularmente!

Emerson A Ciociorowski

Fonte: Stressbreak

De qualquer forma, precisamos relaxar e não ficar criando más expectativas. O que tiver que ser será, diria minha sábia mãe.

Mas… Não há quem precise mais de férias do que quem acabou de retornar delas. Faz parte!

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